ENTREVISTA: Jota Junior, narrador do SporTV e Premiere FC

| 27/05/2013 |
José Francischangelis Júnior, mais conhecido como Jota Júnior (Americana, 7 de dezembro de 1948) é um jornalista e locutor esportivo do SporTV e Premiere FC.



1) Para começar, nos conte quantos anos de carreira você tem? 
JOTA JÚNIOR:  Comecei em rádio e jornal em 1969, portanto são 44 anos de carreira.

2) Nos diga como foi seu inicio de carreira. 
JOTA JÚNIOR:  Fui convidado por amigos para trabalhar numa rádio da minha cidade, Americana, São Paulo. Comecei escrevendo as notícias e logo depois fui para os microfones apresentar o programa. Da mesma forma e quase simultaneamente, comecei a trabalhar em um jornal local e também na área de esportes.

3) Você sempre gostou de narrar jogos de futebol?
JOTA JÚNIOR: Sempre gostei de narrar. Desde pequeno ouvia atentamente às transmissões pelo rádio e depois pela televisão. Meus ídolos de quando garoto eram os locutores de rádio.  Fazia meus próprios "pilotos" em casa com jogo de botão.

4) Como é sua rotina no dia de hoje?
JOTA JÚNIOR: Estou 24 horas à disposição da empresa. Escalas saem, às vezes mudam, por isso temos de estar permanentemente de plantão. Mas enquanto não vou pro ar, a ordem é acompanhar todo o noticiário referente ao esporte. Não podemos deixar de estar atualizado quanto às novidades.

5) Nos diga qual foi o primeiro evento que narrou?
JOTA JÚNIOR: Meu primeiro evento foi logo que comecei, em Americana, na Rádio Clube local, narrando jogos de um campeonato dente-de-leite.  Foi ali que dei os primeiros passos como narrador.
VÍDEO EM QUE JOTA NARRA O JOGO DO ATLÉTICO-MG x SANTOS NA COPA DO BRASIL EM 2010

6) O que você gostaria de fazer na sua carreira e ainda não conseguiu realizar?
JOTA JÚNIOR: Acho que não falta nada na minha carreira, felizmente. Participei dos grandes eventos do esporte, fiz e continuo fazendo amigos, sou respeitado pelas pessoas e respeito a todas elas, enfim, me sinto plenamente realizado. Mas não estou acomodado. Quero ainda seguir na carreira por um tempo razoável e sendo útil à empresa e ao jornalismo.

7) Quem são os jornalistas ou profissionais da comunicação que você mais admira?
JOTA JÚNIOR: Não posso citar nomes, pois certamente cometeria o esquecimento e seria injusto. São muitas as pessoas importantes da comunicação e que merecem a minha admiração. Admiro preferencialmente aquelas que sabem utilizar os veículos de comunicação com respeito e responsabilidade. Os comunicadores têm de se conscientizar do papel importantíssimo que exercem. 


8) É possível conciliar família e trabalho? 
JOTA JÚNIOR: Sim, é possível, embora a profissão de jornalista seja especial e que requer muito tempo dos profissionais. Priorizar a família é essencial para um bom desempenho no trabalho, nas redações, nas externas. Há também o jornalista que contar com a compreensão dos familiares para uma conciliação saudável das atividades.

9) Como todo narrador, você já ouviu perguntas ou afirmações sobre qual time torce?
JOTA JÚNIOR: Usamos de uma tática necessária nesse assunto, qual seja a de não revelar o clube pelo qual temos simpatia. Ao revelar, fatalmente seremos "julgados" à cada jornada do nosso desempenho, e muitas vezes desvirtuados em colocações e afirmações.  Uma vez revelado o nosso time de coração seremos alvo de observações tendenciosas e pejorativas da opinião pública. Mas uma coisa eu revelo: quando estamos no AR, trabalhando, com tanta responsabilidade e atribuições técnicas, é impossível TORCER por qualquer agremiação.

10) Você já passou por algum momento desagradável no ar?  
JOTA JÚNIOR: Todos os profissionais da comunicação certamente passaram por momentos de "saia justa", especialmente quando o trabalho é feito AO VIVO e onde o reflexo é que vai determinar como consertar as falhas, os equívocos.  Já tive vários e só o tempo, a maturidade, vão nos dando condições de saber consertar o que saiu de errado. Hoje errar ao vivo é mais bem compreendido pelos telespectadores, que entendem das dificuldades do AO VIVO e de tantas informações armazenadas na mente. Os que criticam as nossas falhas o fazem por perversidade, oportunismo, mas a maioria entende.

11) Bom para encerrar deixe um recado para aqueles que pensa seguir carreira, principalmente no jornalismo esportivo.
JOTA JÚNIOR: Aos que estão na trilha da profissão digo que sigam firmes e fortes. Dificuldades haverá sempre, em qualquer atividade. O mundo nunca esteve tão dependente da comunicação e este é um produto de jornalistas, de profissionais especializados. Procurem sempre respeitar o leitor, o ouvinte, o telespectador, o internauta, praticando o jornalismo sério, responsável, ético, voltado para o social.  

Muita paz, saúde e sucesso ao Jota Junior. Estes são os votos sinceros de toda a equipe do Sports Central.
1 Comentário(s)
Comentário(s)

Um comentário: