ENTREVISTA: João Guilherme, narrador e apresentador da FOX Sports.

| 08/01/2015 |
João Guilherme, narrador da FOX Sports, é o convidado da vez no Sports Central.


João Guilherme, nosso entrevistado da vez!


João Guilherme de Miranda Carvalho (conhecido como João Guilherme), 43, é um narrador, jornalista esportivo e apresentador de televisão, atualmente trabalha no Fox Sports Brasil (canal por assinatura).

Começou na Radio Carioca em 1988 e teve passagem por varias rádios antes de se mudar pra São Paulo em 1995, trabalhou na Rádio Gazeta até 1997, quando foi convidado a trabalhar no SporTV, onde fez parte da equipe de narradores do Combate e do Premiere FC, além de estar na Radio Manchete. 

Na televisão, João Guilherme tem alguns bordões como "que desagradável", "inacreditável" e "para tudo"... 

João Guilherme também ganhou notoriedade narrando eventos de MMA no canal Combate, sendo considerado um dos melhores na área, e assim como no futebol, também usa alguns bordões. 

E é com enorme prazer que divulgamos a entrevista com o narrador da FOX Sports, João Guilherme. Queria agradecer  a ele pela atenção que teve conosco, e pela rapidez na hora de responder as perguntas. 


1) Como foi sua infância? Sempre acompanhou futebol desde pequeno?
Resp. Sempre acompanhei futebol por influência do pai e do primo.  Ficava ouvindo rádio e quando podia ia ao estádio.  Época boa, de sonhos.

2) O que te levou a ser jornalista? Você chegou a se inspirar em alguém para ser jornalista?
Resp. Eu sempre sonhei em ser o que sou narrador. Todos aqueles que ouviam no rádio me inspiraram.  Meu ídolo é Osmar Santos.

3) Quando você tomou sua decisão que seria jornalista, sua família te apoiou?
Resp. Sim, minha mãe principalmente.

4) Você acha que Marco Polo Del Nero tem a capacidade de comandar a renovação do futebol brasileiro?
Resp. Gostaria de ver a CBF nas mãos de alguém diferente, um ex-jogador como o Leonardo. O acho preparado para tal.

5) Quando a chamada de uma matéria tem em seu título - "Jornal: Tal jogador é de tal clube". Você não acha que perde a credibilidade?
Resp. Acho que credibilidade se conquista com respeito e anos de profissão. Dependendo do veículo a credibilidade é inquestionável.

6) Por que a maioria dos narradores/comentaristas brasileiros não divulgam seus respectivos times? Seria o medo de sofrer alguma retaliação?
Resp. O narrador não divulga o time porque o torcedor não entende e sempre vai achar que ele está falando bem porque torce para tal time.

7) O que é mais emocionante, transmitir um 4-3 do estúdio, ou um 1-0 do estádio?
Resp. Narrar do estádio sempre é melhor .

8) Em 2013, o Cruzeiro foi campeão brasileiro com 11 pontos á frente do segundo colocado. Em 2012, o Fluminense foi campeão com 5 pontos á frente. Em 2006 e 2007, o São Paulo chegou a ser campeão com 3 rodadas de antecedência. Esse 2014, novamente o Cruzeiro foi campeão com antecedência. Minha pergunta é: O que você acha do campeonato por pontos corridos? Ao seu modo de ver, a competição perde a graça por estar definido com antecedência o campeão? 
Resp. Acho que pontos corridos tem espaço no Brasil. As outras são em mata mata e vence pontos corridos quem é o melhor é tem mais elenco.

9) Gostaria de saber quais as maiores diferenças entre narrar pra TV, e narrar para o rádio?
Resp. No rádio você descreve tudo o que vê, na TV o narrador completa a imagem.

10) João, quem você considera o jogador brasileiro com melhor média de atuações no campeonato brasileiro, nos últimos 3 anos
Resp. Everton ribeiro é o melhor no brasileirão nos últimos 2 anos.

11) Você acha possível a ideia de um jornalismo esportivo novo e independente, que não seja baseado no sensacionalismo? Por quê?
Resp. Existem estilos de jornalismo em todo o mundo. O sensacionalista e o informativo investigam. O público decide qual assistir.


12) Na sua opinião, como os times de Minas conseguiram se sobressair, mesmo com a fase ruim (técnica e financeira) do futebol brasileiro?
Resp. Eles têm uma boa estrutura e montaram bons elencos com jogadores que estavam em baixa, souberam contratar. Por isso os ótimos resultados.

13) Para uma renovação do futebol brasileiro. O que você acha que pode ser feito? As equipes devem começar a usar mais os garotos da base? Serem proibidos contratações de estrangeiros? Convocações da seleção com mais jogadores do país nativo? Pois se compararmos, a convocação da última Copa do Mundo era bem pouco o número de jogadores que jogavam por aqui. 
Resp. A renovação tem que começar pela administração. Lei de responsabilidade já.  Aí com a gestão seria as coisas melhoram.

14) Recentemente, nos deparamos com mais uma atitude lamentável no meio do futebol: atos de injúria racial contra o goleiro Aranha. Qual a sua opinião sobre o assunto? Qual em sua opinião, seria a punição ideal?
Resp. Racismo é crime, a lei está aí.  Eu comprei considero uma imbecilidade julgar alguém pela cor da pele.

15) Ficou nítido na última Copa que o futebol brasileiro está abaixo do europeu. No Brasil, existe a Lei Pelé que de certa forma favorece que jovens talentos permaneçam nas categorias de bases dos clubes e não sejam vendidos tão cedo. Diante disso, o que falta e por que não é feito um planejamento em longo prazo, aproveitando essa lei como benefício para o futebol e não por puro fins lucrativos?
Resp. Passa pelo problema da gestão.  O dia que os clubes forem bem administrados não estará na mão dos empresários.  Os clubes hoje são reféns.

16) Quais são os desafios que um jornalista esportivo enfrenta em sua carreira? E quais foram os que você teve que enfrentar para conseguir crescer profissionalmente?
Resp. Essa pergunta dos desafios é muito individual.  O profissional tem que estar preparado porque o mercado é cada vez mais exigente.

 17) Em uma reportagem da FOX, vimos que você leva seu filho na escola, no futebol e joga PlayStation com ele. Você queria que ele seguisse essa sua carreira de jornalista? 
Resp. Ele vai seguir o caminho dele.  Quero que ele faça o que gostar.

18) Você ficou 10 anos no SporTV, o que originou sua saída da emissora? E por quê de sua saída? E por que quis ir para uma emissora que estava estreando no Brasil?
Resp. Depois de 15 anos busquei um novo desafio. 

19) Poderia deixar um recado aos fãs que curtem o Sports Central, e que curtem o seu trabalho na FOX Sports.
Obrigado por acompanhar a gente. Você são o principal motivo do nosso trabalho. Saúde e sucesso para todos.



Muita paz, saúde e sucesso ao João Guilherme. Estes são os votos sinceros de toda a equipe do Sports Central.
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário